Algumas pessoas ainda fazem uma grande confusão entre os Atendimentos Psicopedagógicos
e o Reforço Escolar. Por isso, postarei, nesse veículo, algumas informações a
respeito dessa ciência tão nova e tão necessária para os estudantes.
Há alguns anos, quem não
conseguia acompanhar suas séries escolares, mesmo com o auxilio de um professor
particular, eram tidas como inaptas para os conhecimentos escolares e tinham
que se dedicar a uma vida de trabalhos pesados no campo ou nas fábricas ou
ainda, tinham seu sonho de chegar a uma universidade, fracassado. Outro, desses
casos, era a desistência de moças a uma vida acadêmica para se dedicarem as
tarefas do lar.
Graças
a Psicopedagogia, esse pensamento começou a mudar. Hoje já sabemos que todos
conseguem aprender e todos poderão chegar a uma universidade. Uns, mais
rápidos, outros nem tanto. Mas o maravilhoso é que todos podem chegar lá.
Então,
a Psicopedagogia não trabalha apenas focada na resolução de problemas ou no
preenchimento de lacunas que ficaram perdidas durante o tempo. Ela investiga e
chega a diagnosticar qual a causa da dificuldade para, paralelamente, já
intervindo na sua solução, conseguir o tão almejado sucesso.
Para tanto, o Especialista em Psicopedagogia, Pós
Graduado em Psicopedagogia, precisa conhecer e estudar vários campos que não
estão a disposição do professor licenciado em alguma disciplina. Entram nos estudos do profissional de
psicopedagogia, além de muitas leituras de obras de pensadores e
psicoterapeutas, as provas projetivas organizadas por Jorge Visca, as provas operatórias
criadas por Jean Piaget, as provas pedagógicas, a hora lúdica e várias outras
técnicas que possibilitam ao psicopedagogo conhecer mais as dificuldades de
seus alunos e chegar a um diagnóstico.
Ainda
se tratando do diagnóstico psicopedagógico, por certas vezes, é preciso o
profissional recorrer a uma equipe multidisciplinar, pois o psicopedagogo ao
detectar algum problema que foge de sua alçada, precisa recomendar por escrito,
dependendo de cada caso, um psiquiatra, um psicólogo, neurologista,
fonoaudiólogo, pedagogo, etc., para que, através de um laudo, por escrito,
possa saber qual a causa das dificuldades de aprendizagens, norteando para ele
, um caminho a seguir na sua intervenção.
É importante deixar claro que, em se tratando de dificuldades
relacionadas a escola, o primeiro profissional que as professoras devem
recomendar são os(as) psicopedagogos(as) pois muitas das dificuldades de
aprendizagens são solucionadas na clinica psicopedagógica, não havendo a
necessidade de outros profissionais.
Após
o diagnóstico, tendo observado a hipótese que mais se adéqua ao cliente, é
iniciada a intervenção, sendo observada, uma melhora
substancial.
Hebert
Ezequiel
ABPp
84134
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