quinta-feira, 15 de outubro de 2015

ATENDIMENTOS PSICOPEDAGOGICOS OU REFORÇO ESCOLAR?


            Algumas pessoas ainda fazem uma grande confusão entre os Atendimentos Psicopedagógicos e o Reforço Escolar. Por isso, postarei, nesse veículo, algumas informações a respeito dessa ciência tão nova e tão necessária para os estudantes.
            Há alguns anos, quem não conseguia acompanhar suas séries escolares, mesmo com o auxilio de um professor particular, eram tidas como inaptas para os conhecimentos escolares e tinham que se dedicar a uma vida de trabalhos pesados no campo ou nas fábricas ou ainda, tinham seu sonho de chegar a uma universidade, fracassado. Outro, desses casos, era a desistência de moças a uma vida acadêmica para se dedicarem as tarefas do lar.
Graças a Psicopedagogia, esse pensamento começou a mudar. Hoje já sabemos que todos conseguem aprender e todos poderão chegar a uma universidade. Uns, mais rápidos, outros nem tanto. Mas o maravilhoso é que todos podem chegar lá.
Então, a Psicopedagogia não trabalha apenas focada na resolução de problemas ou no preenchimento de lacunas que ficaram perdidas durante o tempo. Ela investiga e chega a diagnosticar qual a causa da dificuldade para, paralelamente, já intervindo na sua solução, conseguir o tão almejado sucesso.
 Para tanto, o Especialista em Psicopedagogia, Pós Graduado em Psicopedagogia, precisa conhecer e estudar vários campos que não estão a disposição do professor licenciado em alguma disciplina.  Entram nos estudos do profissional de psicopedagogia, além de muitas leituras de obras de pensadores e psicoterapeutas, as provas projetivas organizadas por Jorge Visca, as provas operatórias criadas por Jean Piaget, as provas pedagógicas, a hora lúdica e várias outras técnicas que possibilitam ao psicopedagogo conhecer mais as dificuldades de seus alunos e chegar a um diagnóstico.
Ainda se tratando do diagnóstico psicopedagógico, por certas vezes, é preciso o profissional recorrer a uma equipe multidisciplinar, pois o psicopedagogo ao detectar algum problema que foge de sua alçada, precisa recomendar por escrito, dependendo de cada caso, um psiquiatra, um psicólogo, neurologista, fonoaudiólogo, pedagogo, etc., para que, através de um laudo, por escrito, possa saber qual a causa das dificuldades de aprendizagens, norteando para ele , um caminho a seguir na sua intervenção.  É importante deixar claro que, em se tratando de dificuldades relacionadas a escola, o primeiro profissional que as professoras devem recomendar são os(as) psicopedagogos(as) pois muitas das dificuldades de aprendizagens são solucionadas na clinica psicopedagógica, não havendo a necessidade de outros profissionais.
Após o diagnóstico, tendo observado a hipótese que mais se adéqua ao cliente, é iniciada a intervenção, sendo observada, uma melhora substancial.


Hebert Ezequiel
ABPp 84134

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