Está para iniciar um novo ano letivo e fico
pensando nas crianças com dificuldades de aprendizagens que surgirão nos nossos
consultórios, sempre carregando a máxima pelos pais de que ela ou ele “está com
preguiça de estudar”. O que, geralmente,
quando o professor me recomenda, é percebido entre uma sessão e outra, que não
é bem assim.
Tenho
atuado desde o ano de dois mil e dois descobrindo que na maioria dos casos,
essa “preguiça” vem acompanhada de alguns transtornos de aprendizagem como Déficit
de Atenção, dislexia, disgrafia, Transtorno de Déficit de Atenção e
Hiperatividade - TDAH, ou outro transtorno.
Quando não estão presentes
alguns desses transtornos, o jovem demonstra que, durante a sua vida escolar,
ficaram lacunas abertas que não foram preenchidas e que assim, mesmo não
entendendo determinados assuntos, essas lacunas foram empurradas para o futuro
e que, em determinado momento, quando cobradas novamente pelo professor, existe
a necessidade de fechá-las. Nesse caso, chamo, particularmente, não de
dificuldades de aprendizagens, mas de problemas de aprendizagens que serão
trabalhadas por um psicopedagogo e que comumente conseguimos saná-los.
Assim, deixo um recado para
os pais: não rotulem seus filhos de preguiçosos, sem antes terem a certeza de
não estarem cometendo uma injustiça.
Hebert Ezequiel
ABPp 84134
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