Quando eu ainda fazia a
graduação de Pedagogia, surgiu uma discussão sobre como corrigir as atividades
das crianças, com tinta azul ou vermelha. A princípio, o assunto abordado não teria
muita importância já que a relevância maior, não era com a cor e sim, os
acertos, os erros, os caminhos que levam as crianças a descobrirem ou não, os
conhecimentos. Entretanto, essa não deixou de ser uma discussão interessante.
Algumas das minhas colegas abominavam a tinta vermelha na
correção de tarefas e procurei saber por quê. Diziam elas, que era devido aos
velhos boletins que eram preenchidos com as canetas vermelhas destacando bem as
notas abaixo da média e essa ação, poderia trazer algum trauma futuro. Talvez
seja por isso, que hoje é comum usarem, prioritariamente, as canetas azuis nas
correções de cadernos e avaliações.
Particularmente, não concordo com essas afirmações e
explico utilizando meus conhecimentos empíricos: Na minha época de estudante, exatamente
no Ensino Fundamental I, o meu boletim tinha notas escritas com as cores azuis
e também vermelhas e isso não me trouxe nenhuma “sequela educacional”. Na
verdade eu até gostava que essas cores diferenciassem minhas notas, pois assim,
saberia rapidamente, em que disciplinas deveria estudar mais.
Na minha opinião, os
professores podem corrigir os trabalhos das crianças com a caneta azul,
rosa, preta, verde ou vermelha, sem esquecer, no entanto, de explicar a aquele
aluno, que não entendeu determinado assunto, o por que da questão não está
certa. A cor da caneta é o que menos importa.
Quanto as minhas correções, já que o psicopedagogo não
trabalha utilizando notas, eu tenho uma forma bem mais tranquila para avaliar
os nossos trabalhos escritos: Sem a criança saber, escrevo a palavra “visto”
utilizando à caneta azul naquelas questões em que ela alcançou os acertos sem a
minha ajuda, ou escrevo o visto com verde naquelas em que houve acertos nas
questões com o meu auxilio e, por fim, escrevo visto com vermelho, naquelas
questões erradas. Essa é uma maneira de, quando voltar à pasta do cliente,
saberei, num primeiro olhar, quais são as suas dificuldades e seus avanços
alcançados.
Pp.
Hebert Ezequiel
sou universitária e meu professor corrigiu a minha prova com canetinha azul e vermelho manchando bem onde ele diz estar erado. por isto desejo saber pq .
ResponderExcluirpra quem escreve errado com um r só (erado) da dá pra ver seu nível universitário
Excluir"o sujo falando do mal lavado"
ExcluirE certo um professor corrigi um trabalho das crianças da 2 série com caneta vermelha.
ResponderExcluir