domingo, 13 de outubro de 2013

O professor faz a correção de atividades com a caneta azul ou vermelha?

             Quando eu ainda fazia a graduação de Pedagogia, surgiu uma discussão sobre como corrigir as atividades das crianças, com tinta azul ou vermelha. A princípio, o assunto abordado não teria muita importância já que a relevância maior, não era com a cor e sim, os acertos, os erros, os caminhos que levam as crianças a descobrirem ou não, os conhecimentos. Entretanto, essa não deixou de ser uma discussão interessante.
               Algumas das minhas colegas abominavam a tinta vermelha na correção de tarefas e procurei saber por quê. Diziam elas, que era devido aos velhos boletins que eram preenchidos com as canetas vermelhas destacando bem as notas abaixo da média e essa ação, poderia trazer algum trauma futuro. Talvez seja por isso, que hoje é comum usarem, prioritariamente, as canetas azuis nas correções de cadernos e avaliações.
            Particularmente, não concordo com essas afirmações e explico utilizando meus conhecimentos empíricos: Na minha época de estudante, exatamente no Ensino Fundamental I, o meu boletim tinha notas escritas com as cores azuis e também vermelhas e isso não me trouxe nenhuma “sequela educacional”. Na verdade eu até gostava que essas cores diferenciassem minhas notas, pois assim, saberia rapidamente, em que disciplinas deveria estudar mais.
            Na minha opinião, os  professores podem corrigir os trabalhos das crianças com a caneta azul, rosa, preta, verde ou vermelha, sem esquecer, no entanto, de explicar a aquele aluno, que não entendeu determinado assunto, o por que da questão não está certa. A cor da caneta é o que menos importa.  
            Quanto as minhas correções, já que o psicopedagogo não trabalha utilizando notas, eu tenho uma forma bem mais tranquila para avaliar os nossos trabalhos escritos: Sem a criança saber, escrevo a palavra “visto” utilizando à caneta azul naquelas questões em que ela alcançou os acertos sem a minha ajuda, ou escrevo o visto com verde naquelas em que houve acertos nas questões com o meu auxilio e, por fim, escrevo visto com vermelho, naquelas questões erradas. Essa é uma maneira de, quando voltar à pasta do cliente, saberei, num primeiro olhar, quais são as suas dificuldades e seus avanços alcançados.

Pp. Hebert Ezequiel
ABPp 84134

4 comentários:

  1. sou universitária e meu professor corrigiu a minha prova com canetinha azul e vermelho manchando bem onde ele diz estar erado. por isto desejo saber pq .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pra quem escreve errado com um r só (erado) da dá pra ver seu nível universitário

      Excluir
    2. "o sujo falando do mal lavado"

      Excluir
  2. E certo um professor corrigi um trabalho das crianças da 2 série com caneta vermelha.

    ResponderExcluir